terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Terra Formars - ANNEX-1

Como prometido, aqui está a continuação da publicação anterior!

*Spoilers medianamente-leves, nada que atrapalhe muito a leitura*
A Nave ANNEX-1.
Exatos 20 anos após a última expedição, uma nova é criada, a ANNEX-1.  

Antes de tudo, esqueci de citar uma coisa. Por que alguém se inscreveria em um projeto desses, tão arriscado? Bem, todos que participaram da expedição BUGS-1, BUGS-2 e ANNEX-1 estavam com grande necessidade de dinheiro, seja por dívidas, falência, terem cometido um crime, ajudar alguém em um hospital...por aí vai.
Podemos dizer que são pessoas com vidas horríveis, 

Voltando ao tópico principal, a ANNEX-1 é um novo projeto objetificando ir a´te Marte, com foco principal em coletar amostras de Baratas (vivas ou mortas) para criar uma vacina, pois um vírus chamado "Vírus A.E.", através de um estudo descobriu-se uma origem extra-terrestre nele, e que teria provavelmente vindo com o retorno dos integrantes da BUGS-II.

Dessa vez, o grupo conta com 100 membros, contra os 13 e 6 das missões anteriores.

Obviamente o preparo é maior, todos conhecem a situação, muitos membros, equipamentos, procedimentos e treinamento para sobreviverem.

Vamos lá, haviam-se dois planos, começarei falando do primeiro:

No Plano Alpha (que só durou o finalzinho do volume 2), a nave seria equipada com materiais para a pesquisa de vírus. Após o desembarque, ela atuaria como uma base de operações enquanto a tripulação estudaria o vírus. Os poderosos oficiais e aqueles com um Rank alto no MARS Rank* iria estabelecer uma linha de frente, enquanto os membros de menor rank em recolheriam o vírus e trabalhariam dentro do nave. Uma vez adquiridas amostras suficientes do vírus, a missão estaria concluída. 

MARS Rank = Um rank que vai de 1 à 100, numerando por potencial básico em ordem decrescente cada integrante do MARS Rank.

Potencial básico, pois a pessoa de número #100 é a que possui mais capacidades, mas se for para olhar por esse lado, seria uma bagunça.


Uma amostra do MARS Rank.

Esse plano, como já era de se esperar, não deu certo. Havia uma amostra de barata dentro da nave e elas acabaram conseguindo fugir, atacando os tripulantes.
´

Resolveram então voltar à Terra, mas para isso, teriam de fazer uma espécie de 'pouso forçado' em Marte.

E foi um pouso, contando com surpresas:

Bem-vindos!

Além disso, o procedimento passa a ser outro, o Procedimento Mosaico. Agora não apenas insetos são usadas com o base, e sim qualquer organismo vivo, de míseras bactérias a grandes animais.

Sendo sincero, de início, eu não gostei deste Procedimento, mas com o tempo passei a gostar bastante dele, já que as possibilidades do mangá multiplicaram-se.

Direto ao ponto, vamos ao Plano Delta.

Com a eventual perda da nave, os 100 membros inicias (na verdade nem eram mais 100, já que alguns morreram ainda na nave) dividiram-se em 6 grupos, partindo em direções diferentes para então tentarem se encontrar onde a nave poderia estar.

Cada grupo representa uma nação/grupo de nações.

Enfim, então passamos a ter a história daqui para frente e até uma boa quantidade de volumes, focada em ao mesmo tempo que coletam amostras de baratas, sobreviver e retornar à Terra.



Agora que já falei sobre um pouco sobre o enredo, falarei de forma mais geral sobre o mangá.

Terra Formars é um mangá realmente fantástico, existem várias coisas que me chamam atenção nele, tentarei falar um pouco sobre os principais.


Fluidez

Não acho que muitos concordarão comigo nisso, mas Terra Formars é um mangá bem fluído, ao ler um capítulo, já vou direito ao próximo. Isso, que é o mangá (na edição física, online eu costumo ler mais rapidamente já que não dou atenção grande aos detalhes) mais demorado para eu ler (cerca de 1-2 horas hehe).

A história corre direitinho, não há enrolações. É um mangá perfeito para criar um hype, ainda mais se você o compra por volume, mensalmente/bimestralmente.

Esse arco da ANNEX-1, diferente do anterior (BUGS-2), durou dos volumes 2 ao 17.
Compreender as baratas e a evolução delas e também dos personagens.
Todo o mistério de Marte sendo solucionado...

Fora aqueles momentos que nós pensamos "Nossa, eu não imaginei isso" ou "Caramba, eu pensei nisso, mas não sabia que seria possível acontecer!".

Inclusive...falarei sobre isso mais para frente aqui!

Capa do volume 6.

Desenvolvimento de Personagens

Basicamente todos personagens que apareceram tinham um personalidade sólida, ao pelo menos desenvolveram-se com o tempo.

Alguns, apareceram bem rapidamente, mas só assim já conquistaram muitos fãs.

Adolf Reinhard.
O personagem desta imagem acima, Adolf Reinhard, é um grande exemplo de personagem que apareceu rapidamente, mas com cenas épicas.
Bem, na verdade ele começou a aparecer no volume 2, mas só teve espaço para falas e ações no volume 4-5.

É um dos meus personagens favoritos, o embate dele foi fantástico, e teve um forte impacto indiretamente no mangá futuramente.
O backstory dele é ótimo, não vejo a hora de ler seu gaiden.

Exército de Baratas usando armas primitivas.
Outro personagem que eu gostaria de citar nesse tópico é o Shokichi Komachi. Isso mesmo, lá da BUGS-2!

Após o incidente de sua expedição anterior, ele amadureceu bastante e continuou trabalhando na U-NASA, e subiu de patente, até se tornar um comandante.

Ele não é mais o protagonista, agora sendo substituído pelo Akari Hizamaru, mas ainda assim, é importante.

Shokichi indo visitar o túmulo de um antigo companheiro da BUGS-2.
Tudo bem que isso nada mais era que obrigação dele, já que o cara está com 42 anos nas costas.

Creio que principalmente pelo fato de ele ser um comandante (o que implica que ele é/será usado em cenas-chave), suas aparições são poucas, mas sempre fantásticas.



Curiosamente, mesmo o Shokichi sendo de um procedimento anterior com menos possibilidades, ele ocupa o RANK #3 no MARS RANK, empatado com Asimov.

A habilidade dele é realmente espetacular. Hehe.

Backstory

Apesar de entrar no tópico anterior, preferi dividir.

Todos personagens costumam ter um backstory muito bacana, para se ter noção, um personagem secundário teve quase um capítulo inteiro de backstory só para introduzi-lo.
Ele nem lutador era, só um suporte que ganhou um destaque, mas com certeza nem ganhará muito foco à frente, mas mesmo assim, é um personagem completo, e não algo criado pela metade.

Wolf Redfield.
Keiji Onizuka é outro dos personagens que tenho um "carinho especial". Passei a gostar dele logo após terminar seu flashback, é incrível.




                 -Cliquem para ampliá-las-








Ele tem uma historinha interessante, que nos mostra um personagem  humilde, mas muito forte.

Ver sua experiência, modo de viver, o motivo de ter ingressado na ANNEX-1, é muito bacana.

Eu gosto muito de ver suas atuações em combates contra as baratas, os movimentos do boxe, o raciocínio...Todos esses elementos combinados com a Lagosta-Boxeadora, sua base cirúrgica.

Tem uma luta que é basicamente um Ringue de Boxe, a barata e Kenji estavam concentradíssimos, até porque cada movimento necessitava do tempo certo, um deslize, e 'tchau'.

Obviamente existem vários outros personagens com um bom desenvolvimento, mas se eu for comentar nem que seja 1/3 deles, o post ficará monótono.

Michel. K. Davis, a grande comandante!


Por último, o quarto tópico:


Fator Surpresa

Talvez, se perguntando está...Como assim Fator Surpesa?

Terra Formars é um mangá que te surpreende muito.

Como eu disse ali em cima, coisas que não esperávamos acontecem, e são surpreendentes! 

Algo que eu já disse no post anterior, são as morte. Elas podem acontecer a qualquer momento, sem previsão, com qualquer pessoa.

JOOJ
A questão das mortes não têm necessidade de se falar tanto, prosseguirei.

Bem, algo que me surpreende muito, é como as habilidades das bases cirúrgicas são bem usadas, sempre escolhidas com algum objetivo bacana.


A sinergia é ótima, quando eles falam que a base cirúrgica precisa ser compatível, eles estão sendo sérios. O Kenji que eu falei, é um exemplo. Ele luta Boxe, e ficou com a Lagosta-Boxeadora.

Essa é bem óbvias, mas geralmente é necessário ver as habilidades em ação para entender melhor.

Como exemplo, cito a do Marcos.

O Marcos tem como base cirúrgica a aranha-caçadora, dando-lhe grande força e velocidade acima das barata, impedindo-as de contra-atacar.

Marcos é um jogador de basebol, e combinando suas habilidades do esporte com as da Aranha-caçadora, ele consegue realizar movimentos ultra-rápidos e letais, que já o garantiram estratégias bacanas.

Strike!!

Bem, tem uma parte deste arco em que uma espécie de "treta interna" ocorre, e isso gera consequências pesadas.

Bases cirúrgicas de todos os tipos.
As reviravoltas do mangá chamam muita atenção também, a forma que certos fatos de capítulos bem antigos refletem em capítulos recentes...

Eva que nos diga!

Bem pessoal, fico por aqui.
Admitirei que o post não ficou bom como eu esperava, mas espero que tenham gostado.

Asimov brincando com os Terraformers.
Espero trazer mais umas duas publicações até o final da semana, agora podem contar que trarei posts frequentemente!

Valeu, e um abraço no coração de vocês!
P.S.: Não se esqueçam do feedback nos comentários...!

Bateu uma fominha depois de escrever isso aqui...






Nenhum comentário:

Postar um comentário