quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Jojo's Bizarre Adventure Parte 4: Diamond is Unbreakable (Mangá) - Parte 1

Olá, queridos leitores.


Hoje farei um post sobre a parte 4 do mangá de Jojo's.
Antes de tudo, dois pontos:

1° - Vou escrever sobre o anime quando ele acabar, somente.
2° - Os posts sobre o mangá serão diferentes do anime, seus focos serão em analisar de forma total e crítica cada parte, e não somente apresentá-la para os leitores de forma breve. Terão spoilers das partes anteriores e dessa com foco no post.
3° Esse está na forma de resumão, vai depender de cada parte como escreverei sobre ela.


- OU SEJA - SPOILERS DA PARTE 4 E ANTERIORES!

Pra começar com estilo, a capa do volume 36 com o nosso elenco principal!

A parte 4 é bem especial, eu a li em meados de agosto de 2015, e foi uma leitura bastante prazerosa, como em todas as outras partes.

Começando com a introdução, a parte 4 de Jojo é bem diferente das anteriores, até pelo motivo de seu foco ser inicialmente em batalhas mais curtas e objetivas, com excelente pitadas de humor.

O protagonista é o Josuke Higashikata, filho ilegítimo de Joseph Joestar com a japonesa Tomo Higashikata. (Joseph safadão :P ), morador da cidadezinha de Morioh, no Japão. Essa cidade anda tendo um monte de mortes misteriosas recentemente...Mas isso não tem tanta importância, pelo menos não agora.

A história de início se baseia nisso e no recém introduzido "Arco e Flecha", um item chave introduzido nesta parte e que tem efeitos na anterior (Stardust Crusaders) e nas posteriores (Vento Aureo e Stone Ocean). 

Claro que antes Jotaro vai procurar o Josuke, explicar pra ele tudo o que aconteceu, temos uma introdução do personagem Josuke, etc.

Já temos um mini confronto entre os dois, Josuke possuí o Crazy Diamond, o stand capaz de restaurar qualquer matéria a um ponto anterior, se Josuke tiver um breve conhecimento do mesmo. Pode curar e consertar qualquer coisa, de forma resumida. Josuke é um típico protagonista preguiçoso, engraçado e irresponsável, e por motivos que citarei mais pra frente, ele odeia que falem de seu topete estilo anos 80.

Jotaro irritado com Josuke por acidente ofende este topete, e acontece o mini-confronto que citei, Jotaro não esperando esse tipo de reação quase perde, porém ele para o tempo e impede Josuke de o acertar, dando um tapão nele.

Josuke e Jotaro se encontram
Também temos o mini-arco de Angelo Katagiri, um antagonista menor, que serve para ajudar a introduzir Josuke mais um pouco, mostrando seu stand.

Angelo Katagiri
Angelo é um assassino simples, com nada de muito especial como personagem. Seu stand, Aqua Necklace, é simples mais mortal também. Não irei falar muito dele para não deixar o post grande demais... Seu stand basicamente serve para infiltrar em líquidos para atacar o oponente, mas é legalzinho.




O Arco e Flecha, ou melhor, a Flecha (especificamente mesmo sua ponta) é um item do universo de Jojo's capaz de despertar um stand em quem ela arranhar/perfurar, isso se este possuir capacidade para isso, caso contrário, ele morrerá.

Esse item estava nas mãos de Keicho Nijimura e seu irmão, Okuyasu Nijimura e o começo da "Aventura" de Josuke, gira em torno disso.
Na verdade são em apenas alguns episódios que ele permanece com os Irmãos Nijimura, mas tem importância ao longo de toda a história...

A Flecha
Mesmo sendo bem inteligente e com um stand igualmente poderoso, Keicho perde para Josuke...

Temos a apresentação da história dele e de seu irmão, o pai dos dois aparece...E no fim, Keicho morre quando RHCP aparece, sendo arrastado nos fios elétricos de um poste.

Ah, Okuyasu e Josuke se tornam amigos.

O stand e Keicho é um mini-exército formado por vários bonecos de soldados, tanques, helicópteros etc, chamado Bad Company.

O de Okuyasu, The Hand é capaz de apagar o espaço, criando uma espécie de vácuo. Semelhante ao Cream do Vannila Ice.

Obs.: Não vou fazer análises muito profundas dos personagens nesses posts, terei posts dedicados a isso.

É um arco interessante, com uma pitada de 'feels' no final.





A família Nijimura!

Temos o arco do Koichi logo após, um personagem introduzido desde o primeiro capítulo, mas demorando pra ter uma importância. Ele foi atingido pelo Keicho com a flecha, sendo atingido em um ponto fatal quase morreu, porém Josuke o curou.

O arco dele é mais focado em humor, temos o stand de Koichi que o ajuda muita na batalha contra Tamami, com seu stand The Lock que materializa um cadeado no coração daqueles que estão com um grande peso na consciência, este só sai quando ela perde esse peso, ao contrário se aumentar, ele fica maior e mais pesado. Aos poucos esse personagem ruim começa a se desenvolver (para mais pra frente ser um bom personagem).

O stand de Koichi é o Echoes, e tem com o habilidade produzir onomatopéias, que quando colocadas em algo, surtiram um efeito específico. Exemplo: "BOOM", fará um barulho de explosão; "BOING" fará a pessoa ouvir um barulho de salto, etc. 

Aí temos o arco do Hazamada, um arco que eu considerei um arco fraco, mas é interessante de qualquer forma. Sua stand, Surface, é bem poderosa se utilizada de forma correta. Um boneco ao estilo da marionete que copia quem seu usuário designar, e todos os movimentos que ele fizer, o copiado fará. 


Tamami
Hazamada






















Então temos o arco de Yukako Yamagishi, uma garota que se apaixona por Koichi.
Ela é se caracteriza como uma Yandere (resumidamente são garotas violentas MUITO ciumentas).

O arco dela é basicamente ela perseguindo o Koichi e termina numa batalha chata, tirando o fato da evolução do stand de Koichi.

Sua stand é o Love Deluxe, sua habilidade é dar mais mobilidade ao cabelo de Yukako. Ela pode controlá-lo, aumentar seu tamanho e além de ele possuir uma enorme força física.

Para vencer Yukako Echoes não bastava, não em sua forma original.
Ele precisava tornar suas palavras em ações - assim nasce Echoes Ato 2 - que possui a capacidade de dar forma sólida aos onomatopeias.

Yukako Yamagishi

Temos o mini-arco do Tonio, não há batalha. Seu foco é em humor, uma historinha bem divertida do Josuke e Okuyasu indo comer comida italiana em um restaurante recém-aberto por um italiano chamado Tonio Trussardi.

Ele é um usuário, e seu stand, o Pearl Jam é capaz de reparar/curar problemas diversos do usuários modificando a comida que eles comem, que é super deliciosa pois Tonio é um grande cozinheiro. 

Só para deixar claro que ele não é DEUS, certas coisas só são possíveis com alimentos específicos, muitas vezes raros ou já não existentes. Ou até mesmo, impossíveis...

Vamos comer comida italiana com o chefe Tonio?


E, agora temos o mini-arco chave da metade da primeira fase de DU!

REDOU HOTTOU CHILLIIII PEPPPARSS!

Agora veremos aquele que roubou a Flecha de Keicho e que o matou, Red Hot Chili Peppers, ou melhor Akira Otoishi!

Vamos começar do começo... Joseph estava sendo levado ao Japão para ajudar com a busca da Flecha, seu stand, Hermit Purple seria usado para descobrir a localização do usuário do RHCP.

Graças ao fato de Otoishi ter ligado seu stand aos fios elétricos das vias de telefone, ele conseguiu descobrir que Joseph iria para Morioh-Cho e planejava matá-lo para nunca ser descoberto.





Resumidamente, Jotaro, Koichi e Josuke tentam chegar ao barco que está trazendo Joseph para resgatá-lo antes do RHCP chegar.

Esse stand é bem poderoso, longo alcance e extremamente veloz. Ele pode absorver eletricidade, o tornando mais forte, já que essa é sua formação.

Uma luta bem interessante contra Josuke ocorre, e no fim Otoishi é derrotado e preso.


Akira Otoishi e seu stand, Red Hot Chili Peppers!
Após esse ocorrido, 'a poeira abaixa' e temos o mini-arco da Shizuka.
Joseph e Josuke encontram uma bebê capaz tornar tudo que ela toca invisível, graças a sua stand, Achtung Baby. Uma história bem divertida, e é legal pois mostra Joseph e Josuke começando a desenvolver a relação pai e filho.
Sem sucesso em encontrar os pais do bebê, Joseph resolve tomar conta dela até encontrar os pais da mesma (o que não acontece e ele resolve adotá-la por isso).

Shizuka, a bebê invisível


Agora temos o arco do famoso mangaká Rohan Kishibe! Um dos melhores personagens dessa parte e até da obra toda (acho que entra no meu top 30...pra um mangá recheado de personagens, é muita coisa!)


Vamos visitar o mangaká?
Rohan é um desenhista bem excêntrico, ele gosta de desenhar baseado na realidade.

Koichi e Hazamada descobrem que ele se mudou para Morioh-cho e encontram sua casa, resolvem fazer uma visita. 

Claro, nada sai como planejado...

Eles resolvem dar um espiada no material do Rohan para os dois próximos capítulos enquanto ele estava em outro cômodo, Rohan os pega no flagra e seu stand se ativa. HEAVEN'S DOOR!

Seu stand, chamado Heaven's Door, tem a capacidade de transformar seu alvo em um livro onde as páginas são nada mais, nada menos que toda a experiência e memórias da vida do mesmo. Bem semelhante a um jornal, tem algumas imagens para complementar os textos, pelo que me recordo.

Hazamada fugiu a tempo, diferente de Koichi que foi atingido pelo stand. (Ele chegou a ser atingido na verdade, mas não se deu tão mal)



Kishibe começa a ler toda a vida de Koichi, e se surpreende com tudo o que lê - uma vida bem interessante que o lotou de ideias para seu mangá, inclusive os stand - ao perceber que não era o único com aquele tipo de habilidade, o cara basicamente enlouqueceu.

Rohan arranca as páginas que precisava e principalmente as que continham as memórias desse encontro.

É, se páginas são arrancadas, o atingido esquece do conteúdo delas. É possível inserir ordens e novas memórias escrevendo nas páginas também...

Com as páginas retiradas, Koichi perdeu peso também.

Koichi atingido pelo HD
No fim, o Josuke e Okuyasu aparecem no dia seguinte, Rohan insulta o cabelo do Josuke e aí a habilidade de Rohan (que ativa quando alguém olha para um de seus desenhos) não funciona, pois Josuke nervoso não consegue prestar atenção em nada.

É contado em flashback o porquê de o Josuke odiar que insultem seu cabelo, mas isso não vou escrever pra não ficar muito grande. De qualquer forma, é uma historinha maneira também.

O salvador de Josuke...

Agora tem o arco do "Vamos sair para caçar":

Akira Otoishi revela que havia atingido outras pessoas com a flecha, ou melhor...Um rato.

Ele não sabe onde esse rato está, mas dá um indicação de um possível endereço.

Jotaro chama Josuke e os dois saem em busca do rato. É um arco bem divertido, e mostra bem a nova face do Jotaro, que se tornou um cara mais maduro. E também de vermos outras utilidades pro CD, que é um stand bem monótono, mesmo que igualmente interessante.

"Josuke, vamos sair para caçar"

Rola umas paradas temporáis incríveis...Esse é basicamente o incentivo pra ler o capítulo!

TOKI WO TOMARE!


E vem o arco da "Aventura de Rohan Kishibe", é nele que a real história começa, envolvendo o antagonista principal e etc.

Rohan percebe um erro no mapa da cidade de Morioh e chama Koichi, descobriram um beco não registrado no mapa e resolvem descobrir o que tem lá.

Encontram algo totalmente inesperado...

Lá encontram 4 casas e a jovem Reimi Sugimoto, que aparentemente é uma garota normal.

Ela não é usuária de stand ou coisa parecida, Rohan chega até a conferir com seu stand.
Porém...encontrou algo nada esperado, Reimi morreu.

A 'fantasminha camarada' de Diamond is Unbreakable
Reimi na realidade é o fantasma de uma garota que morreu alguns anos atrás.

Possui ligação com os assassinatos acontecendo em Morioh (lembra que eu falei das mortes misteriosas anteriormente?).

E calma, ela não é assassina, o assassino que a matou.

Yoshikage Kira a encontrou em um dia que estava cuidando de um jovem garoto de apenas 4 anos, chamado Rohan Kishibe [ :) ].

Ele matou os pais dela, o cachorro da família e por fim ela. Antes, porém, conseguiu salvar a vida de Rohan que escapou a tempo.

Ela avisa que não conseguirá descansar enquanto este assassino não for capturado, Rohan e Koichi acabando aceitando o fardo de encontrá-lo, o que não será nada fácil...

Um novo arco vem, com o garoto Shigekyo, um moleque gordinho de 12 anos que é bem filho da mãe (dá pra perdoar, ele nunca teve amigos e foi muito mimado...).

Seu stand é o Harvest, que já falarei sobre.

Falaê, beleza? Aqui é o S-H-I-G-E-C-H-I

Ele é um moleque 'travesso', usa seu stand para catar moedas na rua e fazer dinheiro fácil.

Seu stand, Harvest, é  baseado em um monte de mini criaturas semelhantes a um inseto, de longo alcance cada um deles busca uma moeda e depois se reúnem e as entregam ao usuário.

Josuke e Okuyasu acabam o encontrando por acaso, e aproveitam da situação.

Vai rolando uma falsa-amizade entre os 2 com o Shigekyo, eles vão bolando esquemas cada vez mais absurdos para buscar dinheiro, e no fim acabam se arrependendo de usar o Shigechi (mas não falam isso pra ele), o mesmo ouviu os dois conversando e ficou nervoso.

Claro que acabou em uma briga, bem perigosa.

Mas sabe, nessa parte do mangá é tudo mais tranquilo, acabou que eles ficaram realmente amigos, e o Shigechi aos poucos se torna um cara mais legal, um camaradinha, o terceiro do grupinho (O Koichi é um pouco mais afastado, ele fica mais no lado responsável no triângulo Rohan - Jotaro - Koichi).

Yoshikage Kira, o assassino e vilão principal da parte 4 faz uma pequena aparição quase atropelando o Josuke, mas ninguém se conhecia ainda não.

E, agora, o antagonista principal aparece de verdade.

Seu nome, Yoshikage Kira, o homem por trás das mortes recentes em Morioh...

E ele, sabe, só quer uma vida tranquila.

'Yoshikage Kira quer uma vida pacífica' - é o nome de seu mini-arco de introdução - e é um ótimo personagem, hora de falar dele.

O arco começa com o trio bagunça (Josuke, Okuyasu e Shigekyo) saindo para almoçar.

Shigechi resolve passar numa lanchonete para comprar um sanduíche bem popular, e pega o último de lá.

Quando ele sai para comer, um cachorro rouba seu sanduíche sem ele ver, e então acha que foi furtado.

Yoshikage Kira estava próximo dele, com um pacote contendo possivelmente um sanduíche do mesmo local, mas fechado. Shigechi vê aquele pacote e o pega (no momento Yoshikage estava distraído e não o viu, o mesmo para Shigechi).

Mais que bela Duwang!
(Na verdade ele fala Morioh, isso é um 'meme' de Jojo, deem uma pesquisada depois)

O que Shigechi não sabe, é que lá dentro havia uma mão decepada de uma mulher que foi alvo do Kira.

Kira é um homem que têm fetiche por mãos de mulheres, e quando vê uma que o interessa, mata a mulher e pega para ele, a tratando como uma espécie de esposa...É algo extremamente bizarro, como tudo nessa mangá.

Claro que o moleque não comeu de uma vez, ele foi se encontrar com Josuke e Okuyasu para almoçarem juntos, Kira precisava pegar aquilo de volto, pois suas digitais estavam lá e então ele seria descoberto. 

Começou a seguir o menino, de forma silenciosa. Suas tentativas de pegar o pacote foram falhas, ele se infiltra aonde os dois amigos de Shigekyo o esperavam, e tentava pegar sem ninguém ver. 
Ficaram em uma sala de professores, onde o professor de educação física deixava uma máquina de café expresso, e os 3 aproveitaram isso.

Por fim, nada sai muito bem....

Shigechi (quando sozinho e já fora da sala do café), foi comer o sanduíche e viu a mão.
Kira não poderia deixar isso acontecer, se apresentou para ele.


"O que eu quero dizer, é que
só quero ter uma vida tranquila"
O novo antagonista mostra seu stand, chamado Killer Queen.
Ele pode transformar tudo o que toca em bombas remotas, acionadas com um simples apertar, como um botão.

Shigechi tenta lutar contra Kira, mas não consegue, mesmo enganando-o.

No fim, quando chegou próximo de Josuke e Okuyasu, já sangrando muito, ele foi explodido por Kira.

Claro, não é um menino burro, conseguiu deixar um 'adeus', que ajudou muito futuramente.

Arrancou um dos botões do terno de Kira com seu último Harvest, já quase destruído. 

Infelizmente, morreu. Uma morte bem triste e pré-matura, e a primeira do elenco dessa parte. 




Só queria proteger os pais...

O 'adeus' de Shigechi






















O botão foi entregue ao Jotaro e então este começou a pesquisar sua procedência para ver se poderia encontrar o assassino.

Agora todos do grupão estão em alertas para os perigos que acercam Morioh-cho.

Para não ficar tão pesado, temos um arquinho mais calmo, o 'Salão Cinderella'!

Aya Tsuji, usuário da Cinderella

Yukako estava se sentindo frustrada por não conseguir conquistar Koichi, aí descobre do salão Cinderella ao Joseph contá-la.

Aviso---> No anime esse arco vem antes do arco do Yoshikage e a Yukako acha o salão sozinha, e não por indicação do Joseph.

Aya promete tornar qualquer mulher mais bela, corrigindo os erros de sua face.

Mas isso, graças a sua stand, a Cinderella, que pode modificar aspectos do rosto de qualquer pessoa e até intercambiar rostos.

É uma historinha legal, não há necessidade de se falar muito, já que sua importância é basicamente mostrar a Yukako e Koichi iniciando seu namoro e introduzir essa personagem.

O próximo arco e o último que irei falar nesse post é o arco "Sheer Heart Attack".

É o clímax de DU. Jotaro descobre uma sapataria que conserta ternos também, e então junto ao Koichi, se dirige até lá coma esperança de obter informações e, talvez, encontrar Kira.

Como esperado, descobriram um pedido de terno com botões do mesmo tipo do que o Harvest salvou, e seu proprietário.

Kira estava lá, pronto para pegar o terno, e antes que fosse possível olhar o nome presente em um cartão no bolso do terno, ele pegou detrás das cortinas, e após isso explodidou o proprietário da loja e fugiu, mas deixou 'algo' para impedir os dois que lá se encontravam de segui-lo.

Sheer Heart Attack, uma habilidade do Killer Queen.

"Sem fraquezas"


O SHA é uma parte da mão esquerda de Killer Queen, ele toma a forma de algo semelhante a um robô-bomba e que persegue a maior fonte de calor que estiver mais próxima, além de possuir uma resistência absurda, nem o Star Platinum foi capaz de destruí-lo.

Ele é independente de Kira por ser automático, ou seja, sua força continua igual mesmo que o Yoshikage se afaste do mesmo.

Observação: Ao usuar o SHA [Bomba secundária], Kira não pode usar a primária [bomba remota], apenas se desarmá-la. Porém, o KQ ainda pode ser usado para lutar.

Uma pesada batalha envolvendo estratégia, inteligência e rapidez ocorre!
Uma das melhores em DU!

Jotaro consegue salvar a pele do Koichi após a sapataria explodir, e fica todo ferido.

Koichi precisava dar um jeito no Yoshikage sozinho, e assim nasceu o terceiro ato de seu stand.
O ato 3 possui um alcance bem curto, mas sua habilidade é bem prática - Tudo o que ele soca fica bem mais pesado -.


Koichi afundou o enganou e bateu nele até o garoto desmaiar.

Calma, queridos leitores, ele não morreu, o Josuke vai curá-lo.


O Jotaro dá uma coça no Kira antes de ele fazer algo. 

Acabaram os três esgotados no chão.

Josuke e Okuyasu que haviam sido avisados por Koichi vieram correndo.

Kira que estava um pouco melhor se passou de inocente e apontou que o assassino ainda estaria na sapataria, mas cometeu o grave erro de pedir para Josuke curá-lo, o que o fez desconfiar de Kira.

Kira mesmo assim conseguiu reagir revelou-se. 

Deixou o SHA e cortou sua própria mão assim deixando-o livre.

Kira fugiu, mas o Jojo usou sua habilidade no SHA para fazer a mão de Kira voltar ao usuário.

Mas, já era tarde.

A mão os levou ao salão Cinderella.

Kira obrigou Aya a trocar seu rosto (e também digitais, cabelo e etc) com o de um homem que estava passando por lá.

E sim, ele já havia fugido.
Deixou uma bom em implantada e Aya, quando ela foi descrever a nova aparência do assassino, mas foi explodida antes.
Aquele que teve a identidade tomada. Notem o oco.

Como pode ser visto, sem feições e cabelo.

Desculpem-me pela resolução ruim nessa imagem, hahaha!



Outra triste morte, o que será que veremos pela frente nesse mangá?

Pessoal, vou começar a escrever a parte 2 desse post e logo logo sai!

Desculpem o tamanho da postagem, mas para a parte 4 imaginei que uma resenha dos capítulos ficaria melhor adaptada ao seu estilo.

E logo depois da continuação sai a parte 5!

Bônus:

Um vídeo que anima a luta do Jotaro&Koichi VS Kira (Essa parte já aconteceu no anime, mas ainda sim é um vídeo bem legal!)


Nenhum comentário:

Postar um comentário