sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Coffee Talk - uma bebida quentinha acompanhada de histórias

Para encerrar o ano, nada melhor do que com uma obra tranquila e relaxante.

Coffee Talk é essa obra, e, hoje, através de mim vocês descobrirão um pouco do porquê.

Introdução

Coffee Talk é uma visual novel bastante alternativa que foi criada pela Toge Productions, uma desenvolvedora de jogos independentes (indies) da Indonésia em 29 de Janeiro de 2020. Situacionada  em um Café num mundo semi-ficcional, o objetivo é servir bebidas para os clientes do estabelecimento e ouví-los desabafar.

Alguns dias antes de seu lançamento, joguei a sua demo (que cobre o primeiro 'dia' - os capítulos do jogo -) e gostei demais. Bem, infelizmente demorei quase 2 anos, mas finalmente pude jogar Coffee Talk e, mesmo com expectativas, fui surpreendido. 

Jogabilidade alternativa

Como já dito, trata-se de uma Visual Novel, assim sendo, não é um jogo per se. Para quem não está familiarizado com o termo, Visual Novels são um tipo de mídia que combinam elementos de Novels (o gênero literário conhecido como romance) com jogos eletrônicos. Geralmente, há a presença de bastante texto, porém com imagens de fundo (as famosas CGs). As VNs mais novas e/ou mais refinadas possuem trilha sonora, sprite art e, em alguns casos, dublagem. Entre alguns exemplos de VNs famosas, pode-se citar Fate/stay night e Clannad.

Bem, caso você já seja familiarizado com este tipo de mídia, saiba que Coffee Talk é completamente diferente de uma VN tradicional. E, caso não seja, tudo bem! É uma boa porta de entrada para esta mídia.

Freya, uma das personagens recorrentes na cafeteria.

Normalmente, numa Visual Novel, o leitor/jogador (como preferirem) faz escolhas de diálogo que influenciem a narrativa. Aqui o caso não é esse. Não temos controle direto do diálogo, o próprio barista (o personagem que controlamos) fala normalmente como as demais personagens. Assim sendo, o que faz com que a obra não seja uma série animada? Simples: servir bebidas. Há uma gama de diferentes ingredientes, a base (café, chá verde, chá preto, leite e chocolate) e os adicionais (leite, menta, genbibre, limão, mel e canela) que podem formar diferentes bebidas. Caso sirvamos a bebida correta, o cliente ficará satisfeito e isto gerará efeitos na progressão da história. 

O celular do barista.

Além das bebidas podemos chechar o celular do barista, com quatro opções de Apps. O primeiro é uma rede-social que mostra os perfis dos clientes recorrentes no bar. Conforme avançamos na história (e, claro, servindo as bebidas corretas), mais informações em seus perfis são visíveis, assim, mais aprendemos acerca deles. Um detalhe bacana é que entre eles, há aqueles que eventualmente trocarão de foto de perfil. Simples, porém recompensador, de certa forma. O Brewpad é como um livro de receitas, onde ficam salvos todas as bebidas já preparadas. Tem o app do jornal, onde pode-se ver histórias curtas publicadas por Freya. E, finalmente, o Suffld. Ele permite que você troque a música de fundo por outra da lista, é isso.

Uma narrativa simples, porém cativante


Coffee Talk se passa entre setembro e outubro de 2020 numa Seattle de outra realidade, onde existem várias espécies humanóides que convivem em harmonia. Bem, mais ou menos, existem conflitos e preconceito: há um casal formado por um elfo e uma succubus, cujas famílias são completamente contra a raça do outro, tem os oceânides dos mares, que sofrem com as restrições de imigração... O jogo não esconde: são metáforas para os conflitos reais do nosso mundo, tanto étnicos como entre nacionalidades diferentes. 

Baileys, o elfo e Lua, a succubus.

A narrativa é praticamente linear, podendo sofrer algumas alterações caso você sirva as bebidas corretas para cada situação, então, atenção nos pedidos! Existem casos em que o cliente ficará chateado, porém deixará passar, como existem outros em que ele ficará bravo e isso te impedirá de prosseguir nas histórias individuais do mesmo. Cada personagem possuí sua história, geralmente, entrelaçada com a de outro. Como exemplo, temos a história do Hyde - o vampiro vegano -  e Gala - o simpático lobisomem -. Amigos de longa data, desde 1960, por isso conhecem muito bem um ao outro. Não entrarei em detalhes, mas ele se encontraram por um acaso do destino em um bar que ficava no mesmo local onde hoje fica a cafeteria em que se passa o jogo. E assim é o jogo durante a sua duração de 14 diferentes dias, sendo que nos últimos - caso você engatilhe os eventos corretamente - verá o fim do 'arco' de história de cada um deles. É complicado entrar em muitos detalhes sobre cada personagem, o melhor é descobrir jogando. O que posso dizer é que são todos bem bacanas e possuem uma construção satisfatória pensando na duração média do jogo (início ao fim). Cada um é de uma raça diferente e, a partir deles, aprendemos um pouco sobre elas.

Considerações Finais

O jogo é bem polido. Possui uma sprite art bonita e animação fluída. A trilha sonora é relaxante (num estilo semelhante aqueles lo-fi hip hop, acho que se chama assim xD), garantindo uma boa imersão. E oha que eu nem curto esse estilo de música! A narrativa é satisfatória, nada pretenciosa e cumpriu minhas expectativas. É um jogo para descansar do que é intenso, não é necessário pensar tanto, apenas ler e processar o que é dito, não sendo nada complicado demais. Honestamente, só fiquei com uma dúvida quanto ao enredo, porém creio que era uma questão para ficar em aberto mesmo. 

Num geral, o jogo é completo. Honestamente, não há nada nele que eu mudaria. O jogo é "perfeito". Com isso não quero dizer que seja o melhor, mas sim que ele é excelente em tudo que oferece em seu conteúdo final, não deixando a desejar. Se fosse para apontar algo ausente no jogo...a dublagem. Não senti falta, mas existe um mod de CT com dublagem (em inglês) de boa qualidade. Infelizmente só cobre um pouco mais que a metade da história, então deixei de lado e joguei sem mesmo. 

Aliás, uma boa notícia é que a sequência do jogo - Coffee Talk Episode 2: Hibiscus & Butterfly! Data de lançamento não específica, porém já em 2022. As plataformas serão as mesmas que Coffee Talk, PC (Steam/GOG), PlayStation 4/5, Switch e Xbox One/Series. 

Pontos Positivos:

- Personagens divertidos
- Ótima narrativa
- Trilha sonora imersiva
- Experiência relaxante e bastante suave

Pontos Negativos:

- Ausência de dublagem (contornável com mods)


E é isso! Espero que tenham gostado e se interessado por Coffee Talk! Aproveitando, o jogo está em promoção na steam. Caso queira testá-lo antes de comprar, você pode baixar a versão demo em uma das plataformas disponíveis nos consoles e PCs!

Bem, desejo a todos que leram até aqui um feliz ano novo. Não me importo muito em celebrar essas datas, por isso provavelmente passarei a virada fazendo algo não muito diferente do normal haha

Logo sairá um post novo para iniciar o ano, até lá!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário