sábado, 25 de fevereiro de 2017

Queen - Rock n' Roll em várias faces!

Olá, tudo bem com vocês?


Hoje falarei de algo diferente do tema central de mangás, para dar aquela variada, entende?  

Uma banda que gosto bastante, sendo uma de minhas favoritas...


A banda Queen!
A banda surgiu à partir de um projeto antigo de banda, chamada "Smile", formado por Brian May, Roger Taylor e o baixista Tim Staffell. Mas esse grupo acabou e daí Freddie Mercury, John Deacon, Brian May e juntamente de Roger Taylor, em meados de 1970.
A banda tem como gêneros principais o Hard Rock, Rock Progressivo e o Pop Rock.


Membros


Freddie Mercury.
Freddie Mercury, o membro mais conhecido da banda, era o pianista e vocalista, dotado de uma incrível e penetrante voz.

Nascido em Zanzibar, na Ilha de Unguja, atual Tanzânia (na época era colônia inglesa), no dia 5 de Setembro de 1946, ele foi um grande marco na história do Rock, graças aos elementos acima citados, unidos de um carisma especial, tornando-o 'imortal' no mundo do Rock.

Seu nome de batismo era Farrokh Bulsara, estudou em uma escola para moços em Bombaim, já sendo grande apreciador da música.

Aos 12, montou uma banda escolar, e durante essa época que ganhou a alcunha "Freddie".
Apesar de ser apreciado pelos mais velhos devido ao seu talento musical, ele sofreu muito bullying  de seus colegas por ter uma personalidade afeminada.

Em 1969, já morando em Londres, iniciou uma banda chamada Ibex, depois passando a chamar-se Wreackage, e passando a integrar-se ao grupo Sour Milk Sea depois.

Em 1970 uniu-se ao grupo Smile, e adotou o sobrenome artístico Mercury, baseado em uma canção de sua infância.

A Rainha usando uma coroa?
Diferente do que muitos pensam, Mercury não é GAY, ele é BISSEXUAL, inclusive, o maior amor de sua vida foi uma mulher, a qual falarei mais para frente.

Mercury contraiu AIDS durante um momento de descuido em sua vida, e acabou sucumbindo a uma doença mais para frente, morrendo então no ano 1991, em 24 de novembro.
Mesmo sabendo de seu estado, continuou a gravar músicas até suas forças esgotarem-se, pois sabia, que cedo a banda acabaria, sem o vocalista original (e, felizmente, ela continua ativa até os atuais dias! A qualidade não é a mesma, longe disso, mas continuamos a ter uma grande banda - até porque banda não é só vocalista, não!). 

"Seguindo a enorme comoção da mídia nas últimas duas semanas, eu gostaria de confirmar que fui testado como soropositivo e tenho AIDS. Eu senti que era melhor manter isso privado até agora para proteger a mim e àqueles ao meu redor. No entanto chegou a hora de meus amigos e meus fãs saberem a verdade, e espero que todos se juntem a mim e aos meus médicos na luta contra essa terrível doença. Minha privacidade sempre foi importante para mim e sou famoso por minha falta de entrevistas, por favor, entendam que essa política continuará."

Seu funeral ocorreu em Londres três dias depois, assistido por trinta e cinco pessoas, incluindo a família de Freddie, os membros e o empresário do Queen, Mary Austin, Jim Hutton e poucas outras pessoas. O corpo do cantor foi cremado no Cemitério de Kensal Green e suas cinzas foram entregues a Mary Austin, e apenas ela, Jim Hutton, a família do cantor e os membros do Queen sabem onde as cinzas foram depositadas, e nunca revelaram seu paradeiro.


Brian May.

Brian May, é o guitarrista e back-vocal da banda, além de ter atuado como compositor de algumas músicas, incluindo a famosa "We will rock you" e "The Show Must Go On". (Curiosamente, essa primeira é a única música da Banda que não gosto, quando eu era menor, a odiava). 

Um dos fundadores da banda, possui grande renome mundial, e suas canções influenciaram muitos.
Como exemplos, temos Eminem, Metallica e Elton John.

Estudou no Imperial College of London Astro-física, interesse de infância.
Um fato legal de se mencionar, é que ele queria uma guitarra aos 16 anos, mas seus pais não tinham condição de comprar uma, porém, o pai que era engenheiro elétrico propôs que fizessem uma juntos, essa veio a se chamar 'Red Special'.

A guitarrinha caseira!
Sobre a Smile vocês já sabem, essa parte pularei.

Ele formou-se em 1969, e chegou a iniciar seu doutorado, mas acabou o largando pois precisava escolher uma de suas grandes paixões a dedicar-se: A música, ou Astro-física.

É legal mencionar que ele publicou alguns livros bem famosos em sua área, entre eles, o título "Bang!".


Após a morte de Freddie Mercury, o guitarrista se lançou em carreira solo com o álbum ‘Back to The Light’ e veio à América Latina para dar início a uma turnê mundial, brindando os cariocas com um show no ‘Imperator’ em novembro de 1992. Essa turnê, que se prolongou durante todo o ano de 1993, rendeu o álbum ‘Live at The Brixton Academy’. Em seguida, Brian reuniu-se a Roger Taylor e John Deacon para terminar o álbum ‘Made in Heaven’, o último trabalho do Queen com Freddie no vocal.



Em outubro de 2002, o Queen foi homenageado com uma estrela no Calçadão da Fama, em Hollywood, juntando-se aos Beatles como uma das poucas bandas não-americanas que ganharam este prêmio.
A canção “We Will Rock You” de Brian foi destacada por ser uma das músicas mais tocadas nos EUA, bem como um hino de esportes para centenas de organizações e equipes de todo os EUA

Em outubro de 2007, concluiu seu Ph.D., tornando se assim o primeiro guitarrista com tal feito.

John Deacon.
John Deacon nasceu no dia 19 de Agosto de 1951, em Leicester, Reino Unido. 

Estudou no Chelsea College of Science and Technology; eletrônica.

Quando menor, ele gostava de aparelhos eletrônicos, e daí ganhou uma guitarra plástica de sua mãe.
Aos onze resolveu economizar e comprou uma real. Nessa época, com alguns amigos ingressou em uma banda, como guitarra-base, e mais tarde ficou com o contra-baixo.

Não dando certo, decidiu ir à Londres estudar, até que um amigo avisou de um possível emprego em uma Banda.

Acabou aceita na banda Queen, e assim começou seu trabalho como baixista, o que continua até os dias atuais.

Aliás, foi ele que escreveu "You're My Best Friend", "Spread Your Wings" and "I want to Break Free".
Muito bacana, não? A primeira citada me lembra de um grande amigo, pois quando eu a escutei pela primeira vez, estava fazendo um favor a ele. Haha.

I want to break free...Oh I want to breaak free!
                                                    O único membro que faltava citar, ufa!


Roger Taylor.
Nascido no dia 26 de Julho de 1949, em King's Lynn, Inglaterra. 
Desde novo, já tinha algum tipo de contato com a música, formou uma banda com colegas, tocava Ukulele.

Estudou Biologia, no London Hospital Medical School.
Foi lá, em Londres, que conheceu os membros do Smile, o pré-Queen, como eu já falei.

Chegou a compor algumas músicas também, entre elas "A Kind of Magic" e "Radio GaGa".

Ele é o tecladista, guitarrista, baterista e entre muitos outros. Basicamente um mestre musical, hehe.
No Queen, sua atuação é de baterista.






Agora que falei um pouco sobre a história e membros da banda, falarei sobre o que mais importa: músicas.




As músicas da banda são muito belas, sua maioria com mensagens espetaculares, e existem sentimentos dos integrantes nelas, já que são compostas (senão todas, a maioria) pelos membros da banda.

A sintonia de voz e instrumento é belíssima, são poucas músicas que me dão tanto gosto de ouvir.

O acervo de músicas é enorme, e muitas delas fizeram um enorme sucesso mundial.
Sabe, nem os Beattles tiveram tanto alcance. Gosto deles, não sou tão especializado em música para dizer qual é o melhor, mas mesmo com nome, eles não batem a popularidade do Queen. Muita gente só ouviu o nome, mas nem ouviu as músicas.

As do Queen, estão sempre tocando, em propagandas, eventos, shows, usadas em covers...
É sério, provavelmente uma pessoa regular que nem gosta de rock já deve ter escutado pelo menos 4 músicas da banda, no mínimo.


Digo isso, pois antes e depois de virar amante do Queen, eu ouço músicas deles direto, na TV, Internet e na rua.

O primeiro álbum.
Bem, o primeiro álbum foi esse daí de cima, nomeado "QUEEN". Não possui nenhuma música excepcionalmente famosa, mas ele é muito bom. Ouvi algumas de suas músicas, inclusive a Liar, ouvi hoje.

Óbvio que não falarei de todos álbuns, apenas de alguns. Gehehe.

É difícil falar que escolhi os melhores, pois no meu caso, vai muito de gosto. Escolhi aqueles com músicas que me inspiram, que gosto de ouvir e me trazem boas lembranças. 

Sheer Heart Attack

XI HATTOU ATTAQUI!! Quem entendeu, entendeu...
Sheer Heart Attack é o terceiro; um álbum ótimo, se destacando as músicas "Killer Queen", "Flick Of The Wrist" e "Now I'm here".

São músicas fantásticas.


O quarto disco da banda.

Este é um álbum que eu não tive tempo para apreciar muito, mas ele contém algumas faixas ótimas, entre elas uma das músicas mais famosas da banda: Bohemian Rhapsody.

Bohemian Rhapsody é uma música fantástica, a letra dela tem uma história bacana.

"Is this the real life?
Is this just fantasy?
Caught in a landslide.
No escape from reality.

Open your eyes.
Look up to the skies and see.
I'm just a poor boy,
I need no sympathy."

Ela fala sobre um homem que está dando fim a sua vida, e assim, ele pede "desculpas" a sua mãe e tem seus últimos pensamentos.

Outra fantástica desse álbum é a "Death on Two Legs", um rock progressivo bacaníssimo.
É legal mencionar "I in  Love with my Car", pois o vocalista principal é o Roger Taylor, dá um ar diferente, é legal. É Queen, visto de uma nova face.

É aqui que fica a "You're my Best Friend", que falei anteriormente.
The Prophets Song é interessante, tem um trabalho vocal e instrumental diferentes do que eu vejo usualmente na banda.

Bem, não dá para falar de toas músicas, encerrarei com outra bem famosa também; Love of My Life.

Essa música é muito interessante, ela foi inspirada em uma mulher a qual Mercury amou mais do que qualquer pessoa, o amor da vida dele.
O nome da moça é Mary Austin, e os dois tiveram um longo relacionamento, mas que não deu certo, porém terminou em uma longa amizade.
O namoro terminou após Mercury contar-lhe que era bissexual, 

Em seu testamento, Freddie deixou para ela sua mansão em Londres, assim como a detenção de todos os direitos autorais de sua discografia, o que continua a render a Mary milhões de libras todos os anos. A moça ainda vive com sua família na casa de Freddie.

News of The World, by QUEEN.
Esse é o sexto, possivelmente o álbum mais conhecido da banda, contendo faixas famosíssimas.
"We Will Rock You", "We Are the Champions", "Sheer Heart Attack" e "Spread Your Wings" entre elas.

Não falarei de We Will Rock You, particularmente, não faz meu gosto.

We Are the Champions é fantástica, uma música alegre e com teor positivo.
Essa música pode alegrar qualquer um, a qualquer momento. Inclusive, uma pesquisa afirma que esta é a música mais alegre existente, haha. É uma música contagiante.

Sheer Heart Attack é bem bacana, diferente, acelerada. 

Spread Your Wings é bacana também, mas não a ouço com frequência.

                      The Game, o oitavo álbum.
Esse álbum é ótimo, com várias músicas bacanas, bem divertidas.
As que mais ouvi foram Play the Game e Another One Bites the Dust.

Another One Bites the Dust é fantástica, muito boa. Teve uma época que eu a ouvia sem parar, seguida de Killer Queen. (Parece coisa de fã de JoJo, mas nem era. Ou era?).

Décimo quarto álbum da banda.

Serei sincero, eu só ouvi a música que tem o mesmo título do álbum, Innuendo.
É fantástica, mesmo não tendo ouvido o álbum em si, eu precisava passar o nome dela.
Ouçam, é algo diferente das músicas em geral.

Entra no meu TOP 5.

Ok, agora falemos de meu álbum favorito, o último de estúdio da banda...


Made In Heaven!
Esse álbum é tudo o que eu falei da banda em um só...

É magnífico, não tenho palavras precisas para explicá-lo.

As músicas são belíssimas.

A minha música favorita é a de mesmo nome do álbum, Made In Heaven.

Antes falarei da história dele.

Esse álbum foi lançado após a morte do vocalista original da banda, mas com faixas previamente gravadas. Os membros da banda reuniram-as, fazendo uma compilação bacana.
Algumas eram músicas ainda não lançadas, outras versões retrabalhadas de músicas do Mercury, como a própria Made In Heaven, que era do álbum solo do cantor, chamado "Mr. Bad Guy".

E foi um ótimo trabalho, não há nem comparação entre as duas versões.
A letra é belíssima, somada ao trabalho do guitarrista Brian May, baixista John Deacon e o baterista Roger Taylor...

Admito que de início eu estranhava o álbum, mas depois de aprecia-lo corretamente, tudo mudou.
Na verdade, pela primeira vez eu só escutei por causa de Jojo's (algo que falarei rapidamente à frente).

Eu poderia ficar falando muito do álbum, mas acho que deixarei isso para outro dia...




Após a morte do vocalista, a banda teve dois projetos grandes para continuar viva.

QUEEN+Paul Rodgers
Esse "supergrupo" foi formado pelo vocalista Paul Rodgers unido ao May e Taylor em meados de 2004.
John Deacon aposentou-se em 1990, e tornou-se um recluso social, por vários motivos. (Entre eles uma depressão após a morte de Freddie Mercury).
Eles chegaram a gravar alguma coisa e apresentaram shows, mas infelizmente, não caíram muito bem no gosto da crítica.

Sinceramente, na minha opinião, o Paul Rodgers combina muito bem com o QUEEN, que é uma banda de rock. A voz dele é bem diferente (me lembra um pouco o Taylor), muita gente não gosta pois não é o Queen clássico.
Mas ao menos, não parece um cover.

Eu curti a voz dele, acho que as pessoas que pensam o contrário (em sua maioria) só ouviram as músicas com pouco vocal dos outros membros, principalmente do Roger Taylor que canta muito!

Creio que o maior problema dele, além de não alcançar notas altas, ser mais de notas graves, foi a falta de carisma.

Ao fim de 2009, quando encerrou-se esse grupo nasceu outro:

Queen+Adam Lambert.
Então uniram-se com Adam Lambert, e até hoje tocam, inclusive tocaram no ROCK IN RIO 2015.
Serei direto: Não curto o Adam. A voz é boa, mas é POP demais. Em termos técnicos, ele é "Melhor" que o Mercury, por alcançar notas mais altas, mas eu não curto, parece um cover profissional puxado para um estilo alternativo, tipo "music x versão metal".

Talvez me crucifiquem por isso, mas sabe, é só minha opinião. Ele é bom, só prefiro o Paul Rodgers.

E na verdade, nem ele me satisfaz tanto. A banda foi dobrada pela metade, igual um papel.
Perderam dois membros de peso, o incrível baixista e vocalista. A diferença é perceptível. 

Bem, antes de encerrar esse tópico, recomendo que procurem "Queen Extravaganza/Marc Martel".

Ele sim merecia ser vocalista de um novo super grupo, o cara faz cover e canta melhor que o Adam...(Parei, é só opinião!!)



Agora vamos ao tópico final.

"Pô, Arthur, chega, né?" 

Calma, calma. Tem uma coisinha legal. Essa é para os fãs de um certo mangá bizarro....
É, estou falando de JoJo.

Nos meus posts de JoJo cheguei a falar um pouco sobre...

Jojo é uma obra que incorpora muitas referências da cultura POP geral, e claro, não poderiam faltar referências ao Queen.

Citarei as principais:

Se você não gosta de Jojo, só scrolla para o final do post.

CONTÉM SPOILERS DE JOJO DA PARTE 4 E 6, SE NÃO OS QUER, PULE ATÉ ONDE APARECER "FIM DOS SPOILERS"!





KIRA KUIN!
O stand Killer Queen, do antagonista principal de Diamond Is Unbreakable, foi nomeado em homenagem a música "Killer Queen".

Mas dentro dele, existem duas outras homenagens:

XI HATTOU ATTAKU
Já a bomba secundária, por sua vez, referencia o álbum/música Sheer Heart Attack, partilhando o mesmo nome.

BAIT ZA DUSTO!
Já a terciária, o Bites the Dust, referência a música "Another One Bites the Dust".

Agora, na parte 6...

Made In Heaven!

A forma final do Stand de Pucci, Made In Heaven, ao alcançar o "Heaven". Não é exatamente uma forma, é um outro stand, nascido à partir do WhiteSnake e o processo para alcançar os Céus.

Ele é uma referência ao álbum/música Made In Heaven.

Seu nome na edição da revista era Stairway to Heaven. Crê-se que a mudança de nome seja relacionada ao fato de a letra da música da banda Queen ser mais compatível com o stand.






FIM DOS SPOILERS                                FIM DOS SPOILERS 


Menção Honrosa

Bem, falei de muita coisa, mas não posso deixar de mencionar "Under Pressure",  a minha segunda música favorita da banda.

Ela é incrível como Made In Heaven, temos dois grandes vocalistas nela.

Mercury e David Bowie! (Killer Queen com Kira!) 

Bem, deixarei o vídeo aqui, espero que confiram!

Curiosidade: A batidinha da música, da bateria, foi reaproveitada no hit do Rapper Americano "Vanilla Ice", em Ice Ice Baby.  <Mais uma referência usada em JoJo!>




E, é isso, galera! Espero que tenham gostado do post.
Compartilhem com amigos, colegas, família...comentem!

Até mais!

P.S.: Tenho prometidos alguns posts...análise FE13, Zelda ALBW, JoJo Parte 4 (Sinopse do anime), JoJo parte 5 (análise do mangá)...E aqui vem mais um: A próxima banda que falarei será "In Extremo", uma de Folk Metal, lá da Alemanha, recomendada a mim por um amigo.

Não prometo data de nenhum desses. E é isso, um abraço!




Nenhum comentário:

Postar um comentário