segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Terra Formars - BUGS-2

Olá, tudo bem com vocês?


Bem, venho tentando organizar umas publicações aqui para o Blog, mas sempre começo e não termino, ando sem inspiração, hahaha.


Mas bem, sem mais delongas, vos trago um tópico bem interessante:

Terra Formars!


ALERTA - SPOILERS MEDIANOS DO VOLUME 1 - SOMENTE DELE!


É um mangá magnífico, está entre meus favoritos.

O conheci através do Blog Overdrive (que inclusive foi o que motivou-me a criar este blog, mas isso fica para um outro dia, talvez em uma comemoração de 3 anos deste blog. E sim, o blog competou dois anos há 3 dias, mas pelo fato de eu não ter publicado muito ainda, não levo esse mérito de forma séria...ainda!).

O primeiro volume!

A história só começa realmente à partir do volume 2, o primeiro volume serve como uma forma de prólogo, mas irei falar de ambas partes.

Bem, dividirei em duas partes. A segunda será publicada logo após essa.



No século 21, a Terra estava sofrendo um problema de superpopulação, então para isso, resolveram criar um projeto de "Terraformação" em Marte, ou seja, tornar Marte um planeta habitável da mesma forma que a Terra, para que os humanos possam viver lá.

Ok, mas como eles fariam isso?

A base do projeto seria enviar dois tipos de seres para o Planeta Vermelho:

As baratas e uma determinada espécie de alga.

Qual é o plano?

Marte possui uma temperatura de cerca de -58°, devido a sua atmosfera rarefeita, que o impede de receber raios solares adequadamente.

Porém, os cientistas da Nasa/U-Nasa descobriram que havia uma grande quantidade de CO² congelado no solo de Marte (Se não me engano, isto é um fato mesmo, não só coisa do mangá).
Portanto, o que deveriam fazer é aumentar a temperatura de Marte até que o CO² começasse a degelar, ocasionando um efeito estufa!

Mas como fazer tal aumento de temperatura ocorrer? 
A resposta era lançar o que citei anteriormente, com as palavras do mangá: "Um organismo vivo de coloração escura e um certo tipo de alga".

Esse organismo (as baratas), serviriam para cobrir a superfície do Planeta da mesma forma que um "Tapete Escuro", acelerando assim a absorção da Luz Solar, aquecendo-o.

Bem, as baratas seriam obrigadas a se alimentarem das algas com o objetivo de sobreviverem, e os cadáveres de baratas serviriam para novas algas crescerem, alimentando o restante das baratas. 

Creio também que um dos motivos em paralelo seria o fato de que as fezes da barata ajudam a libertar nitrogênio, que chega ao solo e coopera com as plantas, funcionando como fertilizante natural.
Cooperando com as algas, que com sua fotossíntese ajudariam a produzir O².
Não tenho certeza sobre esse ponto...


Mas a humanidade perdeu contato com Marte e passaram se alguns séculos, resolvem então fazer uma outra expedição à Marte, a chamada BUGS-1.

Por motivos desconhecidos, ninguém retornou desta expedição e 20 anos depois uma nova foi realizada, a qual será o foco principal da primeira parte deste post:

BUGS-2

         



Os integrantes da BUGS-2, os quais estão nas imagens acima, foram submetidos a uma cirurgia chamada "Procedimento Bugs".

Chegando ao planeta, encontraram as Baratas, mas de uma forma diferente do esperado.

Este é um inseto conhecido como Baratão.

Imagine encontrar um destes na rua...é pior, o que ele encontraram era:

Quer dar uma voltinha?
(Deixando claro que não é essa a imagem exata, hehe. essa imagem é de volumes à frente).

Bem, daí você está se perguntando (ou não): "Mas como diabos eles enfrentaram essas baratas?"
(Obviamente enfrentar, isso é um mangá seinen e temos baratas gigantes, com certeza não são amigas).

Essas baratas são nada mais, nada menos que um humano gigante, igual na imagem.
Imagine uma barata humanoide. Então, é isso mesmo. A força dessa criatura seria absurda, já que é a exata força de uma barata multiplicada pela tamanho de uma pessoa.

Enfim, é aí que entra o Procedimento Bugs,  com dois objetivos: 
Permitir que os astronautas (por que não chamá-los assim?) respirassem em Marte, e transformarem-se em uma "pessoa-inseto".

Ele coloca genes de um inseto compatível na  pessoa, e assim, com uma injeção especial, essas pessoas tornam-se temporariamente capazes de usar habilidades de insetos com um corpo humano.


Acho que essa imagem já dá uma boa ideia.

Este é Shokichi Komachi, um recorrente personagem de Terra Formars, que atua como protagonista nesse primeiro volume. Para terem uma ideia melhor, o processo dele foi com a Vespa Gigante do Japão, o dando algumas habilidades do inseto em uma espécie de escala  humana.

A força de Shokichi aumenta, ele é capaz de produzir o letal veneno da Vespa. Então, imagine a capacidade desse veneno aumentado 187 cm!

Sim, ele se torna muito mais letal, para se ter noção, creio que toda essa quantidade seja capaz de matar uma pessoa em menos de 5 minutos.

Com isso, eles precisam equilibrar o raciocínio da mente humana com as habilidades adquiridas, para assim, eliminar as baratas.

Admito que não sou uma pessoa que têm desgosto por baratas. Muitas vezes, até ignoro quando uma está passando, mas essas de TF são muito irritantes, a cara delas, além de suas ações, me inspiram um enorme ódio.



Então, basicamente o foco seria em estudar o que aconteceu no Planeta, eliminar as  baratas e tentar retornar a salvo.

Mas não saiu como o esperado.
Acostume-se com cenas como essa.


Algo que me chama bastante atenção em Terra Formars, é as mortes que acontecem de forma bem natural. Apesar de isso ser algo ocorrido mais no primeiro volume, que foi um expedição mais rápida, ainda assim veremos mortes totalmente inesperadas no mangá - algumas, bem tristes - fantástico.

Isso não é exatamente um spoiler, já que tudo rola no prólogo, em um mesmo volume.





Depois de uma imagem dessas, me diz se é possível não ter desgosto por elas? Gehehe.

Mesmo com a cirurgia, as baratas (geralmente) são mais fortes que os humanos, não necessariamente só pela força, mas por alguns elementos que entenderão lendo, entre eles, o fato de as Baratas não sentirem dor (o que algumas vezes funciona como um ponto negativo...mas isso fica de surpresa).

O que cria a diferença entre os humanos, que estão em menor quantidade (bote menor nisso), é o fato de os humanos possuírem um intelecto maior, conseguindo criar estratégias mais avançadas que a das baratas.




Agora indo direto ao ponto, a missão foi um fracasso quase tão grande quanto a antecessora, de 15 membros 2 sobreviveram, contra os 6 da BUGS-1. Mas nesse caso, ninguém sobreviveu mesmo.

Os sobreviventes foram só dois. Um fica um pouco óbvio se você prestou atenção no que eu disse acima, o outro é surpreendente, justamente aquele que eu e meu amigo apostávamos que iria morrer primeiro.

Pra encerrar o post, aqui vai uma imagem do anime!


Ah, recomendo que logo após terem lido o volume 1 do mangá, assistam o OVA 1 e 2 da BUGS-2. 
Ele não substitui o mangá, mas é bacana. 

O resto do mangá (volume 2 até algum arco do mangá que eu não tenho certeza) têm um anime também, esse eu não vi, mas diferente do OVA que eu e meu amigo gostamos, o anime da ANNEX-1, meus amigos que viram não curtiram. 


Falou pessoal, espero que tenham gostado do post, e a continuação virá logo em seguida, ou hoje, ou amanhã!

Comentem, e não se esqueçam do Feedback!

Fico por aqui, um abraço. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário